Pressupostos

PRIMEIRO PRESSUPOSTO: O trabalho é uma atividade que se dirige para a satisfação de necessidades humanas, nem sempre de um modo imediato, mas também através da mediação, seja de instrumento de trabalho que o homem insere entre ele e o objeto de sua necessidade, seja de processos mais complexos organizados socialmente, contendo, portanto, uma dupla face: a face de ir além da mera produção material de mercadoria e serviços e a de formação do próprio sujeito que realiza.
SEGUNDO PRESSUPOSTO: Cidadania é a condição de existência do indivíduo que compartilha interesses do coletivo e trabalha no sentido de sua consolidação, para romper com a relação de anomia, quando expressar sua identidade particular não o coloca nem acima nem abaixo da identidade dos outros, supondo-se que o livre desenvolvi­mento de cada um é a condição para a convivência e desenvolvimento de todos. Este homem é aquele que tem seu lugar no mundo e que reconhece o lugar de cada um dos outros indivíduos.

TERCEIRO PRESSUPOSTO: Ao se relacionar interna e externamente com seu mundo natural e com seus mundos construídos, o sujeito tenta potencializar essa relação construída. O homem vive em permanente luta em vida e morte, por isso, a saúde é a expressão da vida, assim como a doença é a exteriorização da possibilidade da morte, e sua manifestação particular lhe fornece identidade enquanto indivíduo particular e genérico, na sua relação com a natureza.

QUARTO PRESSUPOSTO: O estudo acerca do trabalho concreto acompanha os processos de construção da vida material, com seus emaranha­dos articuladores técnicos, políticos, culturais, sociais, éticos e estéticos, como atividade do sujeito cidadão, construtor de sua existência, para se tornar  cada vez mais digna, saudável, autônoma, num tempo e espaço historicamente posto.